Para o mundo ocidental, anime é a definição de desenhos animados originados no Japão. Para os japoneses o termo anime refere-se a qualquer animação independente da sua origem nacional ou estrangeira.
Há uma diversidade de temas que abrangem as animações japonesas (aventura, comédia, romance, entre outros). Animes podem ter o formato de séries para televisão, filmes ou OVA (Vídeo Original de Anime).
Os quadrinhos japoneses (mangá) que fazem sucesso são transformados em anime ou vice-versa. Ambos destacam-se pelos traços de olhos grandes, com intuito de transmitir mais emoção aos seus personagens.
No Brasil
Os animes fazem muito sucesso no Japão e em vários países do mundo. No Brasil desde que o primeiro anime pintou por aqui, outros foram ganhando espaço nas transmissões de TV. À saudosa e lendária Rede Manchete proporcionou muitos desenhos animados que fizeram sucesso e marcaram a infância de muitos telespectadores.
Alguns animes exibidos no Brasil:
|
Cavaleiros do Zodíaco / 1994 na extinta Rede Manchete. |
|
Shurato - 1996 na extinta Rede Manchete |
|
Dragon Ball - 1996 no SBT |
|
YuYu Hakusho - 1997 na extinta Rede Manchete |
|
Pokemon - 1999 na Rede Record / Cartoon Network
|
|
Digimon Adventure - 2000 na Rede Globo |
|
Naruto - 2009 no SBT
Categoria de Animes:
Devido ao sucesso dos animes, surgiu pelo mundo uma comunidade de fãs que se tornaram conhecidos como otaku. O próprio termo é alvo de discussões, pois no Japão o verbete possui conotação pejorativa. Muitos dos espectadores de anime não se consideram otaku, preferindo fugir do rótulo controverso.
Quem curte um bom anime de algum tipo especifico pode identificar pelo gênero através da seguinte lista:
- Kodomo: São voltados para crianças menores.
- Shoujo: Para um público feminino jovem.
- Josei: Para adultos e adolescentes femininos.
- Magical Girl (mahô shôjo/ mahou shoujo): caracterizados por garotas com poderes mágicos.
- Shounen: São voltados para o público masculino jovem.
- Shounen - ai: romance entre personagens masculinos.
- Shoujo-ai: romance entre personagem feminino.
- Seinen: animes voltados para adultos e adolescentes masculinos
- Mecha: caracterizados por robôs gigantes.
- Ecchi: contém humor sexual bem moderado.
- Hentai: animes pornográficos. No Japão os termos usados são Poruno ou Ero.
- Kemono: animais.
- Futanari: hemafroditas.
- Loli-con: crianças/ raparigas.
- Shota-con: crianças / rapazes.
- Bishunen: Animes com meninos ou homens bonitos.
- Bishoujo: Anime com meninas ou mulheres bonitas.
O que é um OVA?
OVA ( Original Video Animation) é o termo usado para definir uma história aparte do roteiro principal, podendo retratar a história original ou fugindo totalmente do enredo do anime. Sendo lançado diretamente ao mercado de vídeo (DVD, LD), sem prévia exibição na televisão ou no cinema.
O primeiro filme de animação lançado no Japão foi
"Mormotaro's Divine Sea Warriors", em 1945.
Já o primeiro anime-longa metragem colorido foi "Hakujaden" ou, em português, A lenda da Serpente Branca conta uma história popular da mitologia chinesa. Criado em 1958 pela Toei Animation, um dos grandes estúdios de animação com títulos como Saint Seiya (Cavaleiros do Zodíaco) e Sailor Moon.
"Speed Racer": foi o primeiro anime com grande projeção internacional. A série foi produzida em 1967.
Apesar do sucesso de Cavaleiros do Zodíaco aqui no Brasil, no Japão o desfecho foi bem diferente. O mangá por exemplo vendeu apenas 25 milhões, cerca de 9 vezes menos que Dragon Ball.
Qual o anime mais longo em produção?
Pode parece inacreditável mais existe um anime que está em produção desde 1969 e é exibido até hoje. São mais de 44 anos e já teve mais de 2550 episódios exibidos na TV. O The Guinnes World Record certificou como a série animada mais longa do mundo. O anime Sazae-san foi criado por Machiko Hasegawa.
Essa postagem é a primeira sobre o mundo asiático e as informações foram pesquisadas em diversos endereços na internet, incluindo o Wikipédia. Agradeço a sua atenção
Até a próxima postagem!
|
0 comentários:
Postar um comentário