quarta-feira, 4 de março de 2015

Festival de Bonecas





   No dia 03 de março é comemorado no Japão o Festival de bonecas ( 雛祭, Hina-matsuri) ou "Dia das Meninas". Nessa época também desabrocham flores de pessegueiros e portanto também é conhecido como Festival do pêssego.  É uma ocasião especial para pedir saúde e felicidade para as meninas da família
  Duas semanas antes do terceiro dia do terceiro mês, as famílias montam em casa as Hina Ningyo (conjunto de bonecas e miniaturas decorativos).

 As bonecas são colocadas em plataformas com panos
 vermelhos em degraus, que representam o Imperador, a Imperatriz, serviçais e os músicos. 
As vestimentas são tradicionais da Era Heian 
(794-1185) e representam a sociedade japonesa da época.
  O período Heian também é considerado o pico da corte imperial japonesa e é marcado por sua arte, especialmente poesia e literatura. 
 Geralmente são quinze bonecas que  ficam dispostas em cinco ou sete andares recobertos por seda vermelha.



Organização dos andares:


1) Primeira Fileira: É representada por bonecos que representam o Imperador e a Imperatriz, ficam disposta em uma tela dourada com dobradiças. 
  
2) Segunda Fileira: São bonecas que representam três damas da corte.

3) Terceira Fileira: Bonecos que representam cinco músicos  e cada um segura um instrumento musical, menos o cantor que segura o leque.

4) Quarta Fileira: Bonecos representando 2 ministros e oferendas.

5) Quinta Fileira: 3 samurais e plantas. Representando a classe guerreira. 

6) Sexta Fileira: Objetos usados na corte - miniaturas de móveis, baús, penteadeira, utensílios para cerimônia do chá e caixa de costura.

7) Sétima Fileira: Objetos usados fora da corte (representando as pessoas comuns) carroça de boi, carroça de flores, caixas empilháveis.

  No dia Festivo a menina convida seus amigos para um tipo de chá na frente das bonecas, oferecendo aos convidados o hishimochi (bolinho de arroz), e o sakê sem álcool. 





 As fileiras são montadas aproximadamente na metade de fevereiro e devem ser desmontadas e guardadas logo após a comemoração, no máximo até o dia 4. Existe uma tradição baseado em uma lenda, em que as moças terão dificuldades para conseguir um casório caso não desmontem no dia posterior ao evento.

       Para conseguir um jogo completo, nada de fazer economia, pois deverá gastar mais de um milhão de ienes (cerca de R$ 20 mil). Apesar de caro o jogo Hinamatsuri pode ser transferido de geração a geração, sendo considerado um bem de família.



O filme Yume(夢) ou Sonhos (Sonhos do Kurosawa) aborda esse evento. É o filme é baseado em imagens do que diálogo e divide-se em oito histórias distintas mais unidas pelo mesmo tema. Foi exibido no Festival Cannes de 1990. 



  Essa tradição japonesa é bastante interessante vocês não acham? Quantas meninas não iam gostar de participar de um festival desses?

Até a próxima pessoal!



Fontes de Pesquisas: 
  1. Wikipédia
  2. Blog Perdida no Japão
  3. Otaku Life
  4. Imagens via google







 













  

0 comentários:

Postar um comentário